Enfermagem e mulher são duas entidades que inevitavelmente se associam, não apenas por serem do gênero feminino a maior parte dos profissionais de enfermagem, mas igualmente, por serem as usuárias, os familiares, as pessoas significativas, o grupo ou a comunidade alvo dos cuidados de enfermagem, maioritariamente mulheres!
O SPATE homenageia a todas as mulheres desta profissão, por elas tomarem conta das pessoas que, por falta de conhecimentos, força física ou psíquica, não podem desempenhar as atividades necessárias à sua sobrevivência, recuperação e bem-estar.
Parabenizamos e agradecemos todos profissionais da enfermagem que cotidianamente se deparam com pessoas em situações irregressíveis, em que a morte é o próximo acontecimento de vida e as ajudam a ter uma morte serena: sem sede, sem fome, sem dor, sem solidão, em paz consigo próprio, ou seja, vivendo a morte e não morrendo a vida!
Exaltamos o trabalho de todas estas mulheres que numa luta interior por vezes “abandonam” os seus filhos ou familiares, também enfermos, para cuidar das outras pessoas doentes; as que têm que abandonar convívios familiares ou sociais em datas significativas como são o Natal e o fim do ano, para se dedicarem aos seus pacientes.
Homenageamos as mulheres da saúde que de dia ou de noite cuidam da mãe ou do filho, da criança ou do idoso, do adolescente ou do adulto, do indivíduo ou da família, nos hospitais ou nos centros de saúde, nos domicílios e nos lares.
Às mulheres da que ocupam lugares importantes para dar eficiência e acessibilidade no sistema de saúde e às que voluntariamente pertencem às associações profissionais. Por fim, reconheço a dificuldade, a dignidade, a necessidade e o valor do trabalho de todas as mulheres e profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário